quarta-feira, 26 de maio de 2010

Homenagens: Porque são feitas só depois que as pessoas se vão?

Ronnie James DIO

O mundo do Metal está abalado com as grandes perdas que sofreu. Só nesse ano foram 3; Peter Steele (Type O Negative, 14 /04/2010), DIO (16/05/2010) e Paul Gray (Slipknot, 24/05/2010)
Mas com tudo isso, me veio uma duvida:
Porque as pessoas só fazem homenagens aos seus ídolos quando eles já não estão mais entre nós?
Pude ver nos últimos dias uma enxurrada de depoimentos de músicos daqui e do mundo todo – além de diversas pessoas ligadas diretamente ou indiretamente ao falecido.
Muitos podem até pensar que se trata do mais puro oportunismo – e em alguns casos é nítido como isso ocorre... mas prefiro não entrar nesses méritos para não ter brigas com ninguém...
Ronnie James DIO

Paul Gray (Slipknot)

Peter Steele (Type O Negative, Carnivore)

No caso de Paul Grey e Peter Steele, vi mais depoimentos de companheiros de banda, amigos e fãs – claro que no meio sempre tem aqueles que adoram aparecer...
Já no caso de Ronnie James DIO, a coisa tomou uma proporção gigantesca, afinal, estamos falando de um ícone do Heavy Metal.
DIO atravessou décadas à frente de bandas importantes como ELF, Rainbow, Black Sabbath (que depois se tornou Heaven and Hell), além de ter tido uma sólida e exemplar carreira com a banda que levava apenas o nome DIO.
Confesso que em mais de 28 anos que acompanho o Metal e suas vertentes, nunca vi nada parecido como quando DIO nos deixou – também não dá para se basear muito nessa teoria, já que nenhum outro ícone (Graças a Deus!) havia nos deixado até então...
Não me canso de ler sobre a bondade, generosidade e amabilidade de DIO para com seus fãs e amigos. Não há sequer um só depoimento contrário sobre sua bondade – não sou contra isso, pelo contrário, confesso ter me emocionado com pelo menos 3 ou mais desses depoimentos.
Renegar o valor de DIO seria renegar as minhas origens... músicas como The Last In Line e Holy Diver me acompanham desde minha infância – sim, posso dizer que elas são parte da “trilha sonora da minha vida”! (sem contar a belíssima Stars do projeto Hear’ N’ Aid... mas aí já é outra história...)
Se em estatura, era conhecido como “baixinho”, Ronnie era um gigante com sua voz maravilhosa, melódica, potente e agressiva, e para minha surpresa, um gigante também em bondade.
Ao contrário da maioria que tem se manifestado, não o conheci pessoalmente, mas após ler e ouvir tantas histórias sobre seu caráter, fica aqui a grande indagação:
PORQUE AS PESSOAS SÓ PRESTAM HOMENAGENS QUANDO A PESSOA SE FOI?
Se todo mundo sabia sobre sua batalha contra o câncer em mais de 6 meses, porque só agora todas essas homenagens?
Inclusive, fica aqui essa pergunta com relação aos “ídolos ainda vivos”. Se você admira uma pessoa, sabe sobre o seu valor, porque não prestar uma homenagem a ele?
Tenha certeza que ela será bem aceita!
Quanto ao grande DIO, prefiro acreditar que ele está num outro nível e está vendo o quanto é amado!
Afinal, não dá pra dizer que ele morreu... Dio era um elfo e elfos não morrem, certo!?

2 comentários:

  1. Esse lance de homenagear só qnd perdemos é tipo a lei natural das coisas, infelizmente! Fazemos isso até com nossos pais, se vc reparar bem.

    Depois dessas 3 mortes dentro de 2 meses, lembrei que a maioria desses múdicos que idolatramos estão velhos já, e eles não ficaram aqui prá sempre tb. É triste dizer, mas .. basta agr esperar qual será a próxima grande perca do Metal =/

    E inflizmente tb, o Dio não recebeu só comentários bons sobre sua personalidade e musicalidade. Dá uma olhada nisso http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2010/05/17/ronnie-james-dio-o-deus-ridiculo-do-rock/?cp=all#comments

    Bom, atire a primeira pedra aquele que já conseguiu agradar a todos, certo?

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Não devemos falar ADEUS DIO e sim OBRIGADO POR TUDO DIO.
    Só tenho a agradecer pela música que ele deixou, pela influência, por tudo...
    E várias pessoas deixaram suas homenagens antes de ele morrer, por email.
    Eu por ex. mandei várioss...
    A wendy lia os emails e repassava para ele no hospital.

    Ótimo post

    ResponderExcluir